Quarteto Tesla
Informações Biográficas
Integrado por Leandro de César, Thiago Lima, Marcelo Borges e Guilherme da Matta, o quarteto de guitarras tem como objetivo executar peças originalmente escritas para quartetos de cordas friccionadas: dois violinos, viola e violoncelo. O Quarteto nasceu dentro do Conservatório Souza Lima & Berklee, onde todos os membros eram integrantes da Orquestra de Guitarras Souza Lima, coordenada e idealizada pelo professor Ciro Visconti. A singularidade do quarteto se dá pela desterritorialização da instrumentação original das obras, reterritorializando-a na esfera estética das guitarras elétricas: não apenas no tocante ao colorido instrumental, mas, sobretudo, pela proposta de reinterpretação musical a partir de uma lente-ouvido contemporânea: buscar pontos peculiares de intersecção e equilíbrio entre momentos musicais longínquos: eis que irrompe uma arte híbrida; de síntese; de transfiguração. O grupo é formado por guitarristas profissionais que possuem suas carreiras individuais, porém, com algo forte em comum, o amor pela música erudita e a vontade de trazer de volta um repertório tradicional com excelência.
O primeiro disco do Quarteto Tesla baseia-se exclusivamente na obra de
Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de
dezembro de 1791), influente compositor austríaco do período clássico. As
obras que compõem o disco do grupo são três divertimentos, compostos no
verão de 1722, intitulados Sinfonias de Salzburgo e a conhecida Eine Kleine
Nachtmusik, escrita em 1787.
– Divertimento K 136 (Aleggro, Andante, Presto)
– Divertimento K 137 (Andante, Aleggro di Molto, Aleggro Assai)
– Divertimento K 138 (Aleggro, Andante, Presto)
– Eine Kleine Nachtmusik (Aleggro, Romanze, Menuetto, Rondo)
As guitarras utilizadas pelo Q u a r t e t o Te s l a n ã o s ã o c o n v e n c i o n a i s . A fi m d e interpretar com fidelidade o repertório, fez-se necessária a construção de instrumentos especiais para o projeto, como a Guitarra Piccolo, por exemplo, instrumento de tamanho reduzido e com a a fi n a ç ã o m a i s a g u d a e m c o m p a r a ç ã o à a fi n a ç ã o tradicional da guitarra.