Artistas Visuais

Fotos de Ed Ribeiro
Ed Ribeiro
Artista plástico

“O PINTOR dos ORIXÁS”

‘Para falar da obra do artista plástico ED RIBEIRO, é muito importante criar uma relação direta não só com a Natureza, mas com as Forças da natureza. É falar também do talento raro e de uma sensibilidade profunda, porque quando falamos da arte do povo, das coisas que o povo se identifica, é realmente no verdadeiro sentido da palavra: o povo somos todos nós, são as pessoas que andam nas ruas, que estão nas filas de ônibus, buscando, e interagindo com a cidade.

ED RIBEIRO é um destes talentos, caso raríssimo de artista que começou a pintar com 52 anos de idade. Isso é muito significativo, porque mostra uma profunda e total necessidade de criação. Uma imensa busca de transformação e de expressão, como se fosse assim um chamado, uma força maior que busca o artista e o afasta das suas atividades normais, para encaminhar ao ofício das Artes.

Pinturas que retratam o mundo mágico e misterioso do CANDOMBLÉ.
Muito importante para a cultura brasileira e para a formação cultural do nosso País. O Brasil, se não mostrar todas as suas raízes e matrizes culturais, não será o Brasil.

ED RIBEIRO nos dá uma grande contribuição, por entender com profundidade toda a ligação da religião. É Arte, com a sensibilidade do nosso povo. E essa valorização da cultura brasileira, por meio das inúmeras manifestações culturais, que nós vamos, cada vez mais, ter a dimensão universal do que é a Arte Brasileira e o que é o trabalho deste artista, que além de ver todas as coisas de uma forma única e INOVADORA de pintar, porque, surpreendentemente, não usa pincel, não usa os dedos, não usa a mão. Ele faz todo seu trabalho DERRAMANDO AS TINTAS e movimentando a tela, criando imagens com detalhes e com a força de uma grandiosa obra.

Estamos sempre emocionados quando contemplamos os trabalhos deste grande artista plástico inovador.’

Cineasta NEVILLE D’ALMEIDA

__________________________________________________________

A obra de ED RIBEIRO vem conquistando reconhecimento e premiações no Brasil e Exterior

  • 2008 Medalha de Ouro MAM São Paulo
  • 2009 Medalha de Ouro Sociedade Brasileira de Belas Artes Rio de Janeiro
  • 2009 Exposição ONU New York
  • 2010 Laureado na Academie Arts Sciences Letttres de Paris
  • 2010 Exposição Galerie Everarts – Paris
  • 2011 Exposição Museu STJ – Brasília
  • 2014 Premiado Melhor Obra do Salão Oslo – Noruega
  • 2014 Exposição UNESCO – Paris
  • 2014 Exposição Museu do Louvre
  • 2014 Exposição Vera World Art Festival – Lisboa
  • 2014 Exposição Espaço Arte Livre – Lisboa

Fotos:

Vídeos:

 

 

Fotos de Nithah Stocklin
Nithah Stocklin

Nithah é brasileira e vive na Suiça. Fotógrafa ímpar, expõe em várias partes do mundo. Veio ao Brasil em 2016 para expor no Palácio do Governo e receber um prêmio do Governador Geraldo Alckmin.